6 de mai. de 2013

Famílias do MLB seguem ocupadas em Diadema



As cerca de 300 famílias da ocupação Lucineia Xavier, organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), continuam ocupadas no terreno localizado ao lado do novo estádio municipal, no bairro do Inamar, em Diadema.

Erguida na madrugada de domingo (05/05/2013), a ocupação já conta com dezenas de barracos, banheiros e uma cozinha coletiva, onde são servidos o café da manhã, almoço e jantar. Também cresce a solidariedade ao movimento: muitos vizinhos e curiosos oferecem suas casas para o banho, doam água e alimentos às famílias ocupadas. Representantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Defensoria Pública Estadual, do Conselho Tutelar e da Central de Movimentos Populares (CMP) estiveram presentes no local para prestar apoio às famílias.

Ao longo do dia a tensão foi constante entre as famílias e a Guarda Civil Municipal de Diadema, que impediu a entrada de qualquer pessoa, doação ou material no terreno. Os ocupantes foram proibidos pela Guarda de sair da ocupação para tomar banho, comprar remédios e usar o banheiro. No início de hoje o acesso à ocupação foi liberado.  

Às 17h está prevista a realização de um ato ecumênico em apoio à ocupação e que contará com a presença de parlamentares, sindicalistas e representantes de entidades populares e de direitos humanos.

As famílias da ocupação Lucineia Xavier lutam há 5 anos pela construção de 300 casas  em um terreno localizado na Rua Apóstolo Pedro, que atualmente é ocupado por um estacionamento clandestino. A prefeitura já pediu por duas vezes este ano o adiamento do projeto, que só necessita da assinatura do Prefeito para poder ser encaminhado. O movimento espera ser recebido pelo prefeito Lauro Michels ainda hoje para chegar a uma solução do problema. Enquanto isso as famílias estão decididas a permanecer no local por tempo indeterminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário